26 de novembro de 2010

Pain portugais à la farine de maïs

Conforme o prometido posto mais uma receita no contexto hipoalergênico. Duvidando que poderia fazer um pão sem leite e ovos e que saisse fofo testei esta receita e deu muito certo.

Retirei deste livro que ganhei de uma tia do Ítalo que trouxe de Paris. Foi daqui que retirei a receita da Focaccia au romarin.

A receita pede fermento natural, como não tinha pronto e nem tempo para fazê-lo, criei essa que posto aqui.

Ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico seco
  • 200g de farinha de milho
  • 400g de farinha de trigo
  • 500ml de água fervendo
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de azeite deoliva
  • 1 pitada de sal
Numa tigela grande, misturar bem a farinha de milho com a água fervente. Deixar repousar por 10 minutos. Num outro recipiente, misturar o fermento, 3 colheres de sopa de água e o açúcar, deixando repousar por 10 minutos.
Juntar o azeite de oliva, farinha de trigo, sal, fermento com a farinha de milho. Trabalhar a massa numa superfície enfarinhada, sovando bem por mais 10 minutos. Ir acrescentando mais farinha caso ainda perceba que a massa está grudenta. O importante é obter uma massa lisa e homogênea. Deixar crescer até dobrar de tamanho, por aproximadamente 1 hora.
Pré aquecer o forno s 200ºC.
Dividir a massa da maneira que desejar, 2 pães grandes ou 4 pães médios. Se quiser, colocar um pouco de açúcar por cima.
Assar no forno por 20 minutos ou até ficar dourado.

Fica delicioso com geléia de morango... se pudesse, comeria com uma manteiga!

2 comentários:

Taís disse...

Cheguei até aqui procurando uma receita no Google... adorei teu cantinho e tuas receitas! Já virei seguidora!
Bjs
http://tataecoisasetal.blogspot.com

Caio Mendes disse...

Hum... Deu até água na boca agora. Acredito que vale muito a pena fazer essa receita. Deu vontade de provar. O pessoal de gastronomia lá do IESB viu essa receita tb e sugeriram até como i petisco para o café da manhça do natal hehe...