19 de abril de 2009

Muffins à la cannelle

Enfim... retomei as atividades gastronômicas quase plenas. Já dizia na postagem anterior que faltava algo de infra estrutura para a conseguir curtir as minhas receitas e ontem, aproveitando a visita da minha irmã e da amiga dela, fiz estas belezinhas para recebê-las.

A receita é de um livro de Brunch que comprei em Bruxelas. Faz tempo que comprei e ainda não tinha feito nada dele. Acredito que este livro seja uma edição francesa de um livro inglês e talvez por isso a receita não me pareça muito belga. Independente de sua origem étnica, é uma receita fácil, prática e não precisa de muitos aparelhos domésticos, além do fogão (estou a espera do meu super mix que a queridona da Bruna vai me trazer sob encomenda de Barcelona... deixei esta missão para ela devido a minha sobrecarga da volta).

Vamos ao que interessa:

Para 12 muffins:
- 180g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 200g de açúcar
- 2 ovos ligeiramente batidos
- 380 de farinha de trigo
- 3/4 de colher de sopa de fermento químico
- 1/4 de colher de café de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 1/2 de café de noz moscada
- 25 cl de leite

Para decorar:
- 100g de açúcar confeiteiro
- 1 colher de café de canela em pó

Modo de fazer:
Pré aquecer o forno a 180ºC. Untar as forminhas de muffin (eu não untei as minhas de silicone... e deu tudo certo).
Em uma tigela, bater a manetiga e o açúcar até ficar uma massa leve (bati a mão). Adicionar os ovos batidos e bater até ficar homogêneo. Misturar a farinha (passada pela peneira ou pelo "tamisant" _ como se diz em português??? *foto ilustrativa no final), fermento, bicarbonato, sal e a noz moscada. Misturar com a mistura da manteiga, ovos e açúcar batidos. Logo adicionar o leite e bater até ficar homogêneo. Fica uma massa pesada e firme.
Com a ajuda de uma colher, colocar nas formas de muffins e assar por 12 a 15 minutos, ou até que os muffins fiquem dourados e firmes no toque.
Decorar com o açúcar confeiteiro e a canela assim que tirar do forno.

Servir morno ou frio. Acompanhado de um chá inglês ou um café fica demais.

*Este é o tal "tamisant".
Se coloca a farinha ou açúcar no meio dele pressiona a alça que sai por baixo a farinha ou açúcar bem fininho, isso garante a fofura do bolo, deixa o querido aerado, que tal????






2 comentários:

Bruno Scartozzoni disse...

Camila,

Uma vez na vida todo mundo já passou pela experiência de assistir um filme cheio de referências gastronômicas e, depois da sessão, sair do cinema com aquela baita fome torcendo para que o prato da tela se materialize.

Dentro dessa filosofia foi criada no ano passado a Virada Cine-Gastronômica, cuja segunda edição acontece nesse sábado. A idéia é proporcionar experiências gourmet em meio a sessões de cinema, tudo isso durante a madrugada da Virada Cultural de São Paulo.

Com apenas um ingresso você assiste 3 sessões de cinema, sempre com filmes ligados à gastronomia, e nos intervalos participa de 4 sessões de degustação, com receitas inspiradas nas histórias da telona.

Estamos convidando algumas pessoas das áreas de cinema e gastronomia para o evento, e adoraríamos contar com a sua presença. Se estiver em São Paulo durante a Virada Cultural e quiser conhecer o evento peço que responda esse e-mail confirmando presença. Se tiver alguma preferência por uma das salas disponíveis, peço que também avise com antecedência. No dia é só comparecer e falar que está com o nome na lista.

Informações:
Quando? 2 e 3 de maio
Que horas? A partir das 22:00 de sábado até 8:00 de domingo
Onde? HSBC Belas Artes (Consolação x Paulista, São Paulo - SP)
Quanto? R$20,00 (R$10,00 meia entrada)
Venda de ingressos a partir de quinta-feira

Patrocínio: Petybon
Apoio: Dona Benta, Sol, Femsa/Coca-Cola, Salsaretti, Finn

Filmes selecionados:
“Volver”, de Pedro Almodóvar
“Amor a Flor da Pele”, de Wong Kar-wai
“A Fantástica Fábrica de Chocolate”, de Tim Burton
“Correio Sentimental”, de Danniel Danniel
"A Janela da Frente", de Ferzan Oztepek
“Ratatouille”, de Brad Bird
"Sua Opinião, Por Favor", de Heddy Honigmann (curta-metragem que será exibido junto de Correio Sentimental)

Programação:
SALA 1/Villa-Lobos (293 lugares)
23h00: Amor À Flor da Pele
01h40: Ratatouille (dublado)
04h10: Volver

Sala 2/Candido Portinari (245 lugares)
23h40: Ratatouille (dublado)
02h10: Volver
04h40: Amor À Flor da Pele

Sala 3/Oscar Niemeyer (163 lugares)
23h50: Volver
02h50: Amor À Flor da Pele
05h00: Ratatuoille (dublado)

Sala 4/Aleijadinho (154 lugares)
00h15: A Fantástica Fábrica de Chocolate (dublado)
03h00: A Janela da Frente
05h20: Correio Sentimental

Sala 5/Carmen Miranda (97 lugares)
00h10: Correio Sentimental
02h15: A Fantástica Fábrica de Chocolate (dublado)
04h40: A Janela da Frente

Sala 6/Mario de Andrade (88 lugares)
23h00: A Janela da Frente
02h10: Correio Sentimental
04h00: A Fantástica Fábrica de Chocolate (dublado)

Sobre a edição 2008: http://storieswelike.blogspot.com/2008/05/garfo-faca-ao.html

Abraço,
Bruno
http://storytellers.com.br
http://www.meadiciona.com.br/brunoscarto

Marta disse...

Boa noite Camila.

Intrometo-me neste post para lhe dar a conhecer a Bubok.Pt, um serviço de auto-publicação online que dá a qualquer autor a possibilidade de editar e publicar as suas obras. Um pouco como o YouTube para os vídeos e o MySpace para a música, na Bubok.Pt o autor controla totalmente a sua obra e, no final, ainda recebe 80% dos lucros da venda do seu livro.

Um das áreas em que gostaríamos muito de ver crescer o número de publicações é exactamente a culinária. Acreditamos que um livro é sempre um bom "fim" para as receitas arquivadas em blogues com a qualidade do seu. Uma vez que o texto está pronto e quase sempre acompanhado de imagens, só precisa de uma breve revisão para ficar pronto para publicar na Bubok.Pt, dando a conhecer os seus cozinhados a todos os que queiram comprar o seu livro.

O processo de publicação é muito simples e rápido: basta seguir os 5 passos indicados em Bubok.Pt, do upload do ficheiro com a sua obra, à escolha do preço da obra. A Bubok disponibiliza os seus livros em E-book e em papel através de um serviço ecológico de Print On Demand, em que cada livro é impresso por encomenda e, por isso, sem tiragens mínimas ou excedentes poeirentos e poluentes.

Ficamos à espera da sua visita em http://www.bubok.pt. Se precisar de algum esclarecimento, não hesite! Estou disponível para qualquer dúvida que possa surgir.

marta.furtado@bubok.com