2 de maio de 2009

Entre les murs (Entre os muros da escola) 2008

Gosto muito quando o cinema consegue relatar a realidade de um país desconstruindo paradigmas. A realidade da educação contemplando o grande número de nacionalidades, em sua maioria africanos, dentro de uma sala de aula no subúrbio de Paris é o tema deste filme enquadrado no estilo documentário-drama.

O filme é baseado no livro de François Bégaudeau (interpreta ele mesmo, o professor) mostra os desafios de inclusão, integração e educação formal, ensinando mais que a conjugação dos verbos em francês, uma aula de cidadania. O estrangeiros são a maioria, muitos deles com pais com situação legal comprometida na França, sem falar francês, talvez pouco adaptados a cultura. Os professores que aparecem também são os próprios professores com seus problemas diários e a escola, é a própria escola, ou seja, é cotidiano escolar da França contemporânea.

O que me pareceu mais interessante foi a liberdade na filmagem e no processo de estabelecimento da trama, diz o diretor numa entrevista no site oficial do filme: "Não queriamos um fio condutor que ficasse evidente. Os personagens deveriam se desenhar aos poucos, sem parecer brusco. O filme, mais que nada é uma crítica a vida numa aula: uma comunidade de 25 pessoas que não escolheram estar juntas, mas que deveriam trabalhar entre quatro paredes durante o ano letivo".

Só para deixar constar, foi Palma de Ouro no Festival de Cannes 2008.

Nenhum comentário: