14 de novembro de 2008

Happy-Go-Lucky (2008)

Ontem, pela primeira vez na minha vida, fui sozinha ao cinema. Sabe quantas pessoas tinham na sala, comigo incluída? SEIS!!!

Bem, escolhi ver este pelo nome e pelos comentários da minha grande amiga e companheira de filmes de todos os tipos e qualidades Isabel. Ela tinha gostado e todas suas amigas tinha odiado, assim, resolvi ver antes que saísse de cartaz para comprobar com meus próprios olhos.

A história relata a vida cotidiana de Poppy, uma professora primária, solteira de 30 anos. O cenário é Londres e mostra um pouco da rotina de trabalho, festas, busca sua cara metade, amizades, … O que diferencia ela de qualquer outra pessoa é que ela se considera feliz e seu objetivo é tentar fazer os outros felizes. Até aí tudo bem, mas sua estas tentativas chegam a ser chatas, irritantes e infantis.

Depois que roubam a bicicleta dela, decide que vai tirar a carteira de motorista. A relação dela com o instrutor da auto escola é a maior ilustração de que fazer o objetivo de fazer os outros felizes não significa seduzir, pelo menos do ponto de vista de Poppy.

Não é nenhuma comédia nem mesmo um drama. É um filme que me deixou curiosa, mas de fazer os outros felizes, ainda prefiro a sensibilidade de Amelie e o lado lúdico de Odette Toulemonde . Mas o que ficou de positivo do filme é um dos diálogos de Poppy com sua amiga Zoe, esta lhe diz: “eu vou deixar de fumar e acho que você deveria deixar de tentar fazer as pessoas felizes”, como se esse fosse um mal hábito no contexto de uma sociedade individualista.

O diretor, Mike Leigh, se referindo a este filme e sobre a inutilidade do sofrimento diz: “O mundo não é maravilhoso, por isso devemos responder com otimismo a maldade. A gente deve ser positivo. Temos que aproveitar a vida”. Para este diretor, o que achei fantástico e concordo plenamente, o cinema é um retrato sociológico e neste sentido, ele tenta aproximar de maneira realista ao seus personagens.

Gosto de ver realismo cotidiano no cinema, mas Happy-Go-Lucky, para mim ainda faltou um pouco de poesia ou sensibilidade.

Um comentário:

isa disse...

Bueno, entonces tu estás entre el comentario de las chicas (no les gustó) y el mio (que me gustó)... por suerte hay gustos para todos!! para el cine y la comida, dos temas que comparto contigo y que hacen que me encante leer este blog :)