25 de setembro de 2008

Vicky Cristina Barcelona (2008)

Por fim, posso comentar o filme que acho que mais esperava que saísse esse ano: Vicky Cristina BARCELONA.

Ainda no mesmo contexto das últimas filmagens do Woody Allen fora dos Estados Unidos, mais especificamente longe da Big Apple, depois de Londres chegou a vez de Barcelona. A imagem de cidade romântica e "caliente" fica por conta da visão do Woody Allen.

Inclusive a imprensa aqui e muitos espanhóis, sobretudo catalães, estão meio desgostosos com este enfoque, veja um exemplo disto nesta crônica que saiu no El País de hoje. Além disto, o filme está cheio de piadas sutis sobre o jeito de ser espanhol, quase esquecendo o catalão, como se a Catalunha fosse só o cenário. De fato, ao meu ver, acabou sendo só o belo cenário.


Se fosse dizer que se trata de uma história de duas turistas americanas na Espanha, que como qualquer personagem básico do Woody Allen, tem suas concepções sobre o amor, cheias de falsos valores, auto crítica que em muitos momentos parece ele falando por ele mesmo, estaría dizendo pouco. O filme fala de amores...

Javier Barden, na minha opinião, interpreta o homem que o diretor gostaria de ser: charmoso, conquistador, criativo e bonitão (beirando à beleza rústica). Sua interpretação

Penélope Cruz, representa aquela mulher descontrolada, mas que ao mesmo tempo é sexy, criativa e apaixonada. Sem sombra de dúvidas, uma bela interpretação. Destaco o sotaque espanhol forçado no inglês dela, está genial.

Também aparece aquela típica mulher de meia idade insatisfeita no casamento (Patricia Clarkson), que se vê muitas vezes nos conflitos de Vicky (Rebecca Hall) que acredita na sua com se noivo Newyorker patético e de Cristina (Scarlett Johnson) que tratar de convencer que acredita no amor sem limites.

Para mim, de longe, é um dos melhores depois de Match Point. Me refiro à nova onda de filme de Allen, porque sem ter uma idéia da filmografia anterior Vicky Cristina Barcelona pode parecer uma comédia sem graça. Por outro lado, este filme tenta mostrar que tem um antes e um depois de Barcelona... qualquer semelhança com o meu momento atual é mera coicidência.

Um comentário:

Anônimo disse...

Embora eu não do Woddy Allen, teu text/comentário está muito bom, (nos dois sentidos), dá vontade de ver o filme,
Beijo,
pai