7 de setembro de 2008

Rape a la Marinera

Fazia tempo que não fazia um prato bem espanhol. Sem ser paella ou tortilla de patata, esta receita retirei do livro de "Cocina Valenciana" que ganhamos de presente dos nossos queridos amigos valencianos, José e Anabel.


Antes de passar a receita, gostaria de falar um pouco deste peixe, que em Portugal é conhecido como peixe "sapo". É uma espécie que habita o fundo do oceano, se arrasta para buscar seu alimento (imagino que por iso tenha esta forma tão estranha. Este peixe se encontra nas costas da América do Norte e da Europa. O que se come é só a parte de trás que se compra ou cortado em postas com o osso no meio ou inteiro (da metada para trás).

Queria fazer um arroz bem típico de Valencia, mas acabou saindo o Rape a la Marinera:


Ingredientes:
· 1 kg de rape (na falta do peixe rape, sapo, substituiria por merluza)
· 4 tomates
· 1 cebola grande
· 1 cenoura
· 2 folhas de louro
· 1 taça de vinho branco
· Azeite de oliva
· Sal
· Pimenta
· Paprika (pimentón rojo)
· Farinha de trigo
· Caldo de peixe (Ferver 1 litro de água, cabeça de peixe, cebola, cenoura, alho, tempero verde, sal, pimenta)

Numa panela tipo paellera ou uma frigideira ampla, fritar a cebola, cenoura, louro e 1 pedaço do peixe. Quando estiver dourado, adicionar os tomates sem pele, paprika, sal e pimenta. Quando já estiver quase desmanchando adicionar o vinho. Deixar ferver em fogo baixo. Ir adicionando caldo de peixe aos poucos, para que não seque, mas que não fique muito líquido, fica tipo um creme. Depois de meia hora, passar pelo liquidificador este molho. Colocar de novo da panela e corrigir: se estiver muito líquido, dissolver uma colher de farinha com um pouco do caldo e adicionar ao molho triturado. Se estiver muito espesso, adicionar um pouco mais de caldo. Para terminar, coloque as postas do peixe neste molho e cozinhe por 15 minutos em fogo baixo. Servir com arroz branco, vinho tinto e um pouco de tempero verde em cima.

Nenhum comentário: