2 de setembro de 2008

I served de King of England (2006)

No hall de entrada do nosso cinema predileto em Barcelona o Verdi , movidos pela curiosidade de ver o que um diretor tcheco tinha a dizer, escolhemos: "Yo Serví el Rey de Inglaterra".

Sem ler nada sobre o filme, roteiro, história, saímos bastante satisfeitos.
Nunca tinha visto a visão da antiga Tchecoslováquia sobre a guerra no cinema. A história do divertido e ambicioso garçom passa por este cenário.

O filme relata com humor e ironia a condição de certas camadas sociais em tempos de guerra e mudanças. A carreira profissional de Jan Dítě, um tipo baixinho e sonhador, passa de vendendor de cachorro quente na estação de trem à garçom de um hotel Art Nouveau de Praga. Nesta trajetória conhece muita gente importante, entre elas a sua futura esposa (vide foto).

Da personagem futura esposa (interpretada pela atriz que fez "Os Educadores", "Sophie Pholl") fica a ironia do orgulho exaltado da raça ariana. Para casar, a moça exige ao rapaz que este passe pelos exames correspondentes para se assegurar que este tcheco tem bom "pedigree" para cruzar com uma pura alemã.

Recomendo para aqueles que ficaram curiosos e que o filme ainda não está em cartaz em suas cidades, entrar na página oficial e dar uma espiada.

Nenhum comentário: