No hall de entrada do nosso cinema predileto em Barcelona o Verdi , movidos pela curiosidade de ver o que um diretor tcheco tinha a dizer, escolhemos: "Yo Serví el Rey de Inglaterra".Sem ler nada sobre o filme, roteiro, história, saímos bastante satisfeitos.
Nunca tinha visto a visão da antiga Tchecoslováquia sobre a guerra no cinema. A história do divertido e ambicioso garçom passa por este cenário.
O filme relata com humor e ironia a condição de certas camadas sociais em tempos de guerra e mudanças. A carreira profissional de Jan Dítě, um tipo baixinho e sonhador, passa de vendendor de cachorro quente na estação de trem à garçom de um hotel Art Nouveau de Praga. Nesta trajetória conhece muita gente importante, entre elas a sua futura esposa (vide foto).
Da personagem futura esposa (interpretada pela atriz que fez "Os Educadores", "Sophie Pholl") fica a ironia do orgulho exaltado da raça ariana. Para casar, a moça exige ao rapaz que este passe pelos exames correspondentes para se assegurar que este tcheco tem bom "pedigree" para cruzar com uma pura alemã.Recomendo para aqueles que ficaram curiosos e que o filme ainda não está em cartaz em suas cidades, entrar na página oficial e dar uma espiada.


Nenhum comentário:
Postar um comentário