29 de julho de 2008

Cinema no Castelo do Montjuic

Uma atividade bem comum nas capitais européias no verão é promover eventos culturais e festivais de música ao ar livre. Como não poderia ser diferente, ir ao cinema ao céu aberto é uma das propostas de Madrid , Paris e Barcelona .

Independente do filme, o legal é o clima de assitir um filme, numa tela de cinema, nos jardins do Castelo do Montjuic.

Só lembro de ter ido lá à passeio quando viemos à Barcelona em 1999. Este castelo está recebendo uma nova abordagem da cidade pois a prefeitura está promovendo a visita e a aproximação dos cidadão de Barcelona à este lugar que fica no alto da montanha e tem uma vista espetacular.

A Sala Montjuic é uma iniciativa dos Cinemas Verdi e de um grupo que promove atividades culturais em Barcelona inspirados na proposta da Villette de Paris. Uma hora antes do filme, tem sempre um grupo de música. O filme começa às 22 horas e a organização dispõe de ônibus grátis para subir e para descer. A entrada custa só 4€ e vale pelo astral. Eles alugam cadeiras para quem quiser, mas a maioria do pessoal leva toalhas ou kangas para sentar no chão. Ah, rola muito pic nic.

Nós, como chegamos meio tarde em virtude do nosso meio de transporte (veja a foto do Ítalo estacionando a minha bici) pegamos o comecinho do filme. Por isso o nosso lugar foi no costado do muro não muito confortável. Não conseguimos pegar o tal ônibus e subimos uma parte pelo funicular (trenzinho que vai pela montanha) e outra metade empurrando a bicicleta.

Sim, fomos com uma só na expectativa de pegar uma das bicicletas públicas da prefeitura (Bicing) na saída.

O que aconteceu é que o filme acabou tarde, a fila para o ônibus grátis era tão grande que descemos a montanha do Montjuic, os dois na minha bici: eu na frente e o Ítalo de pé atrás. Chegando lá embaixo, com dor nas mãos de tanto freiar, detectamos que já não tinha metro e nem Bicing (funciona no horário do transporte público, algo questionável). Resultado, mais pedaladas pelo bairro do Raval com o Ítalo na garupa, para chegar nas Ramblas, logo Plaza Catalunya para pegar algum transporte noturno até a nossa casa (Nit Bus).

O que vale do cinema no Montjuic é a sensação de ter Barcelona aos teus pés, tomar um arzinho fresco e fazer um passeio diferente em plena quarta-feira. Esta é a última semana e recomendo que quem queira ver que chegue cedo, não como nós e curta o ambiente desde às 21 horas.

A propósito, sobre o filme, falarei dele outro dia, mas já adianto o título:
"La banda nos visita"

2 comentários:

Unknown disse...

hahahahahaha
Quem conhece a bike da Camila já imagina o que foi esse "passeio"!!
beijos

Unknown disse...

que legal que seria uma sessão ao ar livre aqui nos altos de gariba ou bento, em pleno inverno, hahaha!

beijos!