24 de março de 2008

Quiche feito por francês de verdade...

Depois de dias desaparecida, volto cheia de novidades.
Aqui vai a primeira, depois de 3 dias em Paris revisitando lugares, conhecendo lugares novos, andando como eles andam (de bici emprestada pelos nossos anfitriões), provando novos sabores e aprendendo a fazer quiche como eles fazem.

O Erwan, namorado da Carolina, a prima do Ítalo que já apareceu por aqui ... me passou todas as dicas, passo a passo, de como fazer um...

Quiche de Alho Poró e Salmão Defumado:
Ingredientes:

1 alho poró grande
200 g de salmão defumado
2 colheres de manteiga
4 ovos
4 colheres de sopa de Crème Fraiche (um creme de leite, mas levemente azedo). Se não quiser fazer o crème fraiche como sugere este blog, usaria creme de leite normal.
Sal, pimenta, noz moscada
1 disco de massa brisé (tipo massa podre, mas bem leve, eles compram pronta, não é massa folhada!!!). A sugestão do Erwan, para quando não encontrar a massa pronta é fazer a massa (1 ovo, 2 xícaras de farinha de trigo, 3 colheres de sopa de água, 3 colheres de sopa de manteiga gelada). Essa massa fica lisa, deixar descansar por 40 minutos, abrir com o rolo e colocar no molde.

Primeiro, se vai fazer a massa, comece por ela. Depois do "descanso" da massa, abrir com o rolo deixando o mais fina possível. Pré assar, com um papel manteiga ou alumínio por cima por 10 minutos. Reserve.

Fritar o alho poró cortado em fatias de 1 cm na manteiga em fogo baixo e com tampa. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. Num prato a parte, bater os ovos, adicionando aos poucos o creme de leite. Quando o alho poró estiver macio, apagar o fogo e deixar esfriar um pouco. Misturar o salmão defumado cortado em tiras com o alho e logo misturar delicadamente com os ovos e creme de leite. Colocar sobre a massa pré assada e assar no forno 180ºC por 45 minutos ou até ficar dourada. Antes de servir, deixar esfrirar um pouco para não desmoronar.

O nosso cheff serviu com uma boa salada e um vinho Bordeaux.

3 comentários:

Magali disse...

Que receita fantástica! E do jeito que você explica, parece simples também. Espero fazer assim que der, deu água na boca, Parabéns!

Gastronomia e Cinema by Camila disse...

Que bom que gostastes, Magali!!!
Faz e depois nos conta como ficou, ok?
Seja sempre bem vinda.
Um abraço,
Camila

Anônimo disse...

Olá, tb tenho um blog de culinária e estava procurando uma receita de quiche de salmão com alho poró, achei a sugestão de vcs muito interessante. Vou me aventurar a fazer com o salmão que tenho e q não é defumado, mas vou grelhar ele bem gostoso. Parabéns, um abraço, Sara Franco!