20 de janeiro de 2008

Semana Chaplin

Em função exposição que a CaixaForum montou aqui em Barcelona sobre a vida e obra de Charlie Chaplin, em uma semana, além de curtas pelo youtube, assistimos dois clássicos recomendáveis: "Tempos Modernos" e "Luzes da Cidade".

"Tempos Modernos" mostra uma realidade da sociedade americana nos anos 30, cheia de paródias com o advento da máquina nas fábricas. Mostra uma série de conflitos no mundo do trabalho que são muito atuais. Destaco do filme a performance dele cantando, o interessante é a linguagem, que de propósito ou não, não se trata de um idioma concreto, talvez o "Chaplês".

"Luzes da Cidade", não menos atual, mostra as discrepâncias de uma sociedade repleta de desigualdades. Este filme não perde de vista a humanidade e a capacidade de ajudar o outro. É um filme romântico também das antigas, muito delicado.

Tanto em um como em outro, vemos um cinema objetivo, divertido e muito inteligente que não precisa de palavras. O próprio diretor e ator, conforme a exposição, era muito reticiente em se render ao cinema falado, pois dizia que era uma tendência burguesa, que era um cinema para vender. Idealismos a perte, Chaplin fez o que sabia da maneira que ele acreditava e diga-se de passagem com muito mérito.

Adorei conhecer o lado caseiro dele: na exposição, ao final, vemos uma série de vídeos caseiros do ator já em idade avançada, na Suiça, onde fugiu da perserguição da Guerra. Com cabelos brancos, fazia os seus trejeitos, brincava com o chapéu, fazia mímica com seus netos, filhos,... muito legal!

A exposição está no CaixaForum, até o dia 27 de abril. Quem tiver curiosidade, pode visitar a página da exposição http://www.fundacio1.lacaixa.es/SGI/Actividad.jsp?idActividad=15700&idTemaGen=-1&idTemaPro=-1&idCentro=918213&idTipoCentro=-1&idPerfil=&idTipoAct=36&idIdioma=1 ou ir num vídeo clube resgatar estas relíquias e dar boas risadas com o Chaplin.

Nenhum comentário: