30 de novembro de 2007

Lilja 4-ever (2002)


Um filme denso, forte e de uma história muito próxima à realidade. Lilja é uma adolescente que vive na Rússia que sonha com uma vida legal, longe do seu país. Seu único companheiro e amigo, seu anjo da guarda, é Volodja. Até aí uma história comum... a diferença é que a vida desta menina está completa de abandonos, enganos e mentiras que conduzem a história à uma vida marginal quase sem querer. Quando tudo parece um caos, ela se apaixona por um cara muito mais velho que a seduz com um convite de ir trabalhar na colheita na Suécia. Nem preciso dizer o tipo de trabalho à que estavam levando Lilja, prostituição, diria escrava, com passaporte falso e evidentemente sozinha.

A raiva e a tristeza que gera este filme no decorrer do filme vão aumentando, só alivia quando termina. A sensação de impotência frente à esta situação é terrível. E dizer que isto não é ficção e que é prática em todo o mundo e que não é coisa de países menos favorecidos economicamente, como Brasil, Tailândia, ...

Recomendo o filme do diretor sueco Lukas Moodysson com ressalvas... tentar assistir num horário e num dia que dê tempo de elaborar toda essa carga. Nós vimos domingo de noite e não tivemos um sono tranqüilo.

2 comentários:

Fabrícia disse...

Oi Camila,
Parabéns pelo blog....muito fofo.
Assisti esse filme há dois anos e fiquei chocada...mas gostei muito. Excelente filme.
Abraços para ti,
Fabrícia.

Gastronomia e Cinema by Camila disse...

Legal Fabrícia que gostastes do blog... vai visitando que sempre aparecem coisas novas.
Um beijo