27 de março de 2011

Casamento Silencioso (2008)

Do mesmo diretor de "4 meses, 3 semanas e 2 dias" (Palma de Ouro em Cannes em 2007) o romeno Cristian Mungiu, "Casamento Silencioso" lembra muito os filmes do bósnio Emir Kusturica. Mostra, em tom debochado, a resolução de um casal de noivos e suas famílias a respeito de sua cerimônia de casamento.

A princípio parece uma bobagem salvo pela determinação do regime comunista de não realizar nenhuma comemoração em virtude da morte de Stálin. Desta forma, organizam o casamento as escondidas e a cerimônia ocorre em silêncio. Até chegar o momento do casamento em si, a algumas piadas agridoces e trágico cômicas sobre a condição política deste país.

Como disse no início, lembra muito a Kusturica. Mostra muito do cotidiano no leste europeu como este outro diretor, gente bebendo em tavernas, relações familires caóticas, muito grito, porém acho que falta um toque maior de drama. Em "Casamento Silencioso" vejo que as piadas do cotidano beiram a banalidade e a caricatura. De qualquer forma, indico já que sempre é bom ver cinema alternativo, com visão de mundo diferente da nossa vindo de países que não tem muita tradição de cinema.

Um comentário:

Ana Paula Lazzarotto disse...

Oi, Camila...achei bem interessante o teu blog! Estou te seguindo...
Olha, tem um sorteio divertido lá no meu blog, e vim te convidar a participar...creio que como psicóloga e mãe, vais gostar do tema! Vai lá...dá uma espiadinha! Um abraço, Ana Paula.