Pode acreditar, é possível fazer um bolo sem ovo e sem leite e ainda por cima ficar saboroso. Adaptei a receita que a nutricionista me passou adicionando o mel. Ficou fofinho, cresceu e o cheiro dele assando é indiscritível.

O segredo deste bolo é hidratar linhaça dourada com água de um dia para o outro, para cada 3 colheres de sopa de linhaça dourada, meio copo de água. Fica numa textura gelatinosa e não se sente muito o gosto no bolo. Tentei tirar uma foto (aparece na foto uns pontinhos brancos, é gergelim) para que vejam como é, não sei sei dá para ter uma idéia, vale a pena tentar.
Vamos lá, os ingredientes para 12 bolinhos:
3 colheres de sopa de chocolate em pó sem leite (o do Padre) ou cacau- 2 colheres de sopa de linhaça hidratada
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de açúcar masacavo
- 1/2 xícara de mel
- 1/2 xícara de óleo vegetal
- 1 xícara de água morna
- 2 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento químico
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Bater na batedeira o chocolate, a linhaça hidratada, os açúcares, o mel, o sal e o óleo. Acrescentar a água morna aos poucos e continuar batendo. Adicionar a farinha de trigo e o bicardonato e continuar batendo. Mexer delicadamente a massa com o fermento em pó. Assar em forno pré-aquecido por 20 minutos se fizer em forminhas ou de 30-40 minutos em forma maior. Enfeitar com açúcar confeiteiro.
Ficou ótimo, uma delícia que posso me permetir ainda em fase de dieta hipoalérgênica pró Sofia. Alguém se habilita?
Um comentário:
Na minha infância não tinha consciência da boniteza do mexer nas panelas. Hoje, sim! Consigo ter clareza da importância, de tantas e tantas vezes, ver a minha mãe com as mãos sujas de farinha e ovo, preparando bolos, pães e tantas outras delícias. Agora sei, ela estava fazendo muito mais que nos alimentar.
Postar um comentário