2 de dezembro de 2009

Arroz al Horno da Anabel

Ando pouco inspirada e por isso, compartilho a inspiração da minha amiga valenciana Anabel. Este fim de semana ela me contou que ía fazer. Por ela ter me contado tantas vezes como era essa arroz, de como era um prato típico valenciano, mesmo não tendo provado, tenho certeza que estava muito bom e por isso, com a permissão dela, compartilho com vocês.


Ingredientes (ela me passou a receita aproximada, disse que vai do gosto de cada um)
  • Costelas de porco
  • Pedacinhos de toicinho
  • Morcilha preta
  • Grão de bico
  • Uma cabeça de alho
  • Tomate (opcional)
  • Batatas cortadas em rodelas
  • Paprika (ela coloca um que se chama Pimentón de la vera _ é meio doce)
  • Arroz árboreo (1 punhado por pessoa)
Fritar primeiro as costelas, colocar um pouco da paprika, sal e pimenta, adicionar água e deixar ferver com um água (cuidar para ter o suficiente para poder depois utilizar no arroz). Fritar as batatas em outra panela (uma que possa ir ao forno, ela usou esta panela de barro) com o alho, o toicinho, arroz, morcilha, as costelas e os grãos de bico. Logo, adicionar o caldo das costelas (o dobro da quantidade de arroz). Colocar por cima as fatias de tomate e levar ao forno por aproximadamente 20 minutos.


PS. "Fallera" é a típica espanhola de Valencia. A Anabel e o José (namorido dela) me contaram a história das "Fallas", aquelas festas onde eles constroem esculturas de papelão, numa espécie de concurso entre bairros que no final queimam. A Fallera, é a mulher que usa este traje típico valenciano, que encende a fogueira (me corrijam se estou errada). Neste prato, a Anabel colocou o trio altamente típico valenciano: a laranja, o arroz e a fallera.

Obrigado pela receita, amiga!

Me deu vontade de estar aí comendo com vocês este arroz e este vinho...

PS 2: o blog tá louco, não consigo alterar estas letras... sai do jeito que ele quer...

Nenhum comentário: