3 de setembro de 2009

Panna Cotta de chocolate

O pecado do mês da revista portuguesa Blue Cooking de abril de 2009 era o chocolate. Quando vi esta receita, me lembrei da Samanta, minha irmã chocolateira de plantão, quase doutora em biologia (defesa será dia 30 de setemebro) que veio passar uns dias aqui conosco depois da finaleira da tese.

Já estava decidido que esta receita era ela que ía fazer... e foi. Eu estava só de auxiliar. Ficou muito boa, porém erramos na quantidade de gelatina e para salvar reaquecemos no micro e o efeito é se transformou em "Sopa de chocolate morna". Esta sopa de chocolate o Ítalo provou em Barcelona no restaurante "A Contra Luz" e até hoje ele fala nela, pois tinha umas lascas de sal e umas romãs por cima. Ele afirmou que este remendo que demos se aproximou da que ele tanto gostou. Quando encontrar a foto desta posto aqui.

Bem, voltando a Panna Cotta da Samanta, tenho certeza que seguindo a risca a receita sairá perfeita.

Para 4 unidades:
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 colher de sopa de gelatina incolor
  • 400 ml de natas frescas (usamos creme de leite de caixinha)
  • 100g de chocolate meio amargo picado
  • Raspas de chocolate branco para decorar
Modo de fazer:
Colocar a água numa tijela, misturar a gelatina e deixar repousar por 5 minutos. Junte a nata com o açúcar e o chocolate e leve ao fogo baixo, deixe o chocolate derreter e a nata ferver. Por fim acrescente a gelatina e deixe cozinhar mais um minuto.
Verta a mistura para copos untados. Leve à geladeira (na revista diz frigorífico) por 4 a 6 horas.
Sirva as panna cottas nos copos ou desenformadas com raspas de chocolate branco.

Um comentário:

Tatiana disse...

Nossa que perdição! Estou tentando ficar longe dos chocolates, mas depois de ver essa receita acho que não vou resistir!

Lindo!