14 de agosto de 2009

Paris (2008)

Este filme já estava em cartaz quando fui à Paris no ano passado. Me chamou atenção o título, já que muitos filmes tem mostrado o festiço, os mistérios e as paixões que desperta a cidade e na cidade. Entre os mais recentes e dos meus favoritos "Paris, Je t´aime" (2006) e o já falado aqui "2 dias em Paris" (2007).

Paris (2008) é do mesmo diretor do Albergue Espanhol (2002) e Bonecas Russas (2005), Cedric Klapisch. A sensibilidade do diretor de mostrar a cidade, do ponto de vista do observador, passa uma sensação de estar passeando pela cidade mesmo. No Albergue Espanhol, ele mostra a Barcelona de quem mora ali, do mesmo jeito que mostrou Paris. É uma sensação maravilhosa, parece que o espectador está dentro da cidade.

Bem, sobre o filme: histórias paralelas que logo se unem e começam a fazer sentido juntas. Modos de viver e vivenciar a cidade. O glamour e as desigualdes: trabalhadores que madrugam para comprar a fruta e o peixe para vender fresquinho nos charmosos mercados de rua, a esperança do imigrante, a cultura de um professor universitário sedutor e deprimido, a vida de uma mãe solteira assistente social, um professor de dança esperando um transplante de coração.

Me identifiquei com a maneira que este professor lida com a espera: observando Paris pela sacada, imaginando como será a vida das pessoas que estão por trás das janelas dos prédios ao seu redor. Em Barcelona gostava de brincar de imaginar o que as pessoas que estavam por trás das janelas faziam de suas vidas.

Mais um filme francês bonito, sensível e indicado!

Nenhum comentário: