23 de fevereiro de 2009

Hamburguer de Salmão

Essa receita tinha guardado na manga. Fiz quando ainda estava em Barcelona, no meu período de transição, depois que o Ítalo foi, enquanto estava no nosso ex-apartamento.

É uma ótima opção para aproveitar o salmão, sem questionar sua qualidade e procedência. O fato é que tem saído muita promoção e esta receita é uma ótima alternativa para sair do básico salmão grelhado.

Lá vai:

Para 2 pessoas:
  • 600g de salmão sem pele, sem espinho (pode ser o lombo ou mesmo a posta, sempre cuidando para tirar os espinhos)
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • Salsinha
  • Sal
  • Pimenta
  • 1 ovo
  • Migalhas de pão (o suficiente para dar a liga, uma fatia de pão de sanduiche sem casca)

Modo de Fazer:
Triturar todos os ingredientes no liquidificador ou mixer. Moldar os hamburgueres do tamanho que desejar (os meus não sairam muito perfeitos) e fritar na frigideira em um fio de azeite. Virar quando estiver com as bordinhas douradas.

Como acompanhamento sugiro uma verdura, neste dia fiz aspargos verdes na chapa.

Para quem não sabe trabalhar o aspargo, a dica é a seguinte: lavar em água corrente, secar e na tábua, dar batidinhas com a faca, bem afiada, da base (que não é a cabeça, é a base!!) em direção à cabeça, quando a faca descer, cortar, temos o sinal que devemos jogar fora esta parte. O que se aproveita é a parte de cima, a de baixo é pura fibra, tipo um bambu, impossível de comer.

Numa frigideira grande, com o azeite quente, colocar os aspargos, sal e pimenta. Tampar por uns minutos, quando começar a suar, tirar a tampa e aumentar o fogo. Para saber se está pronto, é só cravar um garfo, se estiver al dente, está pronto, se não, voltei a baixar o fogo, coloque a tampa, umas gotinhas de água e aguardar mais uns minutinhos. Não deixar passar muito, senão fica murcho.
BOM APETITE!

3 comentários:

Lu disse...

Looks good e de certeza que... tastes better...vou experimentar fazer, cá em casa gostamos muito de salmão...
Lu

Andreia disse...

Camila:

Depois de ter deixado o seu comentário lá no Baunilha e Caramelo, aproveitei para conhecer o seu cantinho!

Costumo fazer uns hamburgers de salmão bem parecidos com estes :-) Uma delicia!

Claro, que pode colocar o Baunilha na sua lista de blogs.

Bjinhos
Andreia

Anônimo disse...

oi Camila,

Vi seu comentário lá no Chucrute com Salsicha... quer dizer que vc morou 6 anos em Barcelona? Que bacana. Moro no Canadá há quase 10 anos mas morei um ano lá (13 meses) entre 2006-7 pra fazer pesquisa pra minha dissertação de doutorado... Amei. Foi o melhor ano da minha vida com certeza. Não vejo a hora de terminar o doutorado pra poder inventar outro projeto só pra poder voltar...

Beijos

Alexandra