16 de julho de 2008

Auf der anderen Seite_The Edge of Heaven_Al otro lado (2007)

Uma história de encontros e desencontros, de vidas paralelas mas que se unem e simbolizam as relações entre Turquia e Alemanha. O diretor Fatih Akin é de origem turca, nascido e criado na Alemanha. Talvez por isso consiga fazer o paralelo entre estes mundos que se entrelaçam.

De um lado, um professor univesitário de alemão, de origem turca rompe o estereótipo de que os imigrantes estão somente ligados a atividades marginais ou em sub-empregos. Ao verificar que seu pai se relaciona com uma prostituta (de origem turca), começa a ver com outros olhos esta relação quando descobre que esta manda dinheiro à Istambul para pagar os estudos de sua filha.

A filha, uma revolucionária idealista, foge da polícia turca e se refugia na Alemanha, onde conhece uma alemã que abre sua casa e permite que esta entre na sua vida e de sua mãe "conservadora".

Não quero dar mais detalhes porque o filme é genial e vale a pena sem saber o enredo. O roteiro (Melhor roteiro do Festival de Cannes, 2007) é brilhante. Deixo o Trailer para vocês conhecerem.

As indas e vindas dos personagens no eixo Alemanha-Turquia, Turquia-Alemanha, mostra uma série de barreiras, superações, solidariedade. O filme, para mim, deixou uma mensagem de quebra de paradigmas e de abertura sincera ao novo.

Será que tem a ver com o meu momento atual???

Nenhum comentário: