6 de junho de 2008

Elegy (2008)

Desde o primeiro filme que vi da Isabel Coixet, diretora e roteirista catalã, o que mais me apaixonou foi seu estilo de se aproximar dos personagens (ela mesmo filma e a câmera é literalmente seu olho) e através desta sua visão trazer à tela o interior desta gente que é tão humana como nós. Só um parentesis, a Isabel, mesmo sendo espanhola, filma em inglês, tema que aqui não é muito bem aceito. Outra curiosidade, foi estudante de história da Universidade de Barcelona.

O meu filme preferido, sem sombra de dúvidas é "Mi vida sin mí" (2002). Quem não viu, recomendo, mas que não seja num dia daqueles meio chuvoso ou depressivo, porque o filme é bastante duro. Só para dar uma resumida, este filme trata de uma maneira sutil e doce o tema da morte. A maneira como a personagem trata seu prognóstico é tão especial que de todos os filmes que falaram sobre a morte, esse é o menos agressivo.

Também indico o "Cosas que nunca te dije" (1996) e "La vida secreta de las palabras" (2005) para compreender melhor o mundo de Coixet e me acompanhar na crítica ao "Elegy" (2008).

Em geral, o estilo segue neste filme, mais uma vez repetindo a temática da morte, velhice, conflitos de gerações, intelectualismo, liberdade, relacionamentos, sexo. É impressionante como ela consegue discutir tantos temas no mesmo filme e isso é louvável. Por outro lado, vejo que Isabel deixou algumas pontas soltas ou mal resolvidas. E exaltação da beleza corporal parece que sobrepassa a apreciação da arte, da estética e entra no centro do conflito do personagem doente.

Será que se trata de um problema de roteiro?

Acho que sim porque a emoção que transmitem os personagens só podem estar associados ao olho de Coixet.

Aliás, eu já vi este olho, pessoalmente, na Plaza Catalunya. Eu e oÍtalo paramos ela e pedimos "una firmita" e ela foi muito atenciosa e gentil. Outra hora scaneio e posto para vcs... e para terminar a frase mais falada no filme:


"A BELEZA ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VÊ!"

Nenhum comentário: