27 de fevereiro de 2008

Comida Tupperware

Últimamente, com as mudanças nas nossas rotinas, não ter o luxo de almoçar em casa é uma realidade, frente a isso, temos duas escolhas: tupperware ou comer na rua.


No meu caso, onde estou escrevendo a tese, no departamento de Psicologia Social, contamos com uma área específica para refeições: microondas, cafeteira, geladeira, mesa, cadeiras, pia,... (fotos). O tupperware é bem aceito, muitos estudantes e poucos professores trazem. Do contrário, me resta o restaurante universitário, que não é caro, tem um buffet, mas pra mim, é pouco variado. Esta alternativa é acionada quando não sobra comida da janta ou dá preguiça de cozinhar.

No caso do escritório que o Ítalo trabalha, a coisa, pelo visto não é bem assim. Segundo ele, o microondas fica num ambiente distante das zonas comuns, pelo que imagino, numa sala de depósitos, onde também está a cafeteira, mas sem móveis convidativos ao almoço “tupperware”. Desta forma, o ser humano esquenta sua “marmita” no micro e vai para o parque que tem ao lado. Sem o tempo está bom, beleza, se não, se infurna o dia inteiro no escritório. Fora isso, o escritório fica numa zona residencial, com poucos restaurantes, mas, mesmo assim, comer fora pode ser bom (depende do dia) num restaurante de menus (tipo pratos feitos, com opções de primeiro, segundo e sobremesa).

O que fazer?

A discussão existencial das noites, depois de voltar cansado do dia de trabalho, de fazer academia, começa na decisão: “o que levamos amanhã?”

Geralmente, tentamos fazer janta para sobrar para o almoço e de preferência que seja passível de reaquecer no micro. Ótimo, mas, quando não sobra? Bom, daí podemos fazer um bom sanduíche (seguindo a linha espanholas dos bocadillos) ou cozinhar outro prato que dê para levar (isso só acontece quando a preguiça é pouca e o ânimo é muito), além da janta em questão.

Então, para aliviar estas preocupações gastronômicas domésticas, um dia por semana, deixamos o tupperware e comemos fora. Até chegar este dia, tenho buscado receitas e produtos que sejam práticos e bons para este transporte da comida de casa para o trabalho, nem sempre tenho encontrado e por isso, nos últimos dias, estão saindo mais sanduíches que tupperwares...

Nenhum comentário: