Poucos sabem, incluindo eu, que o movimento dos Skinheads no fim dos 60 início dos 70, origindao pelos Mods, que se caracterizava pela união de jovens, provenientes de classes obreras (motivo pelo qual utilizavam uma vestimenta estilizada ao uniforme desta classe: botas, suspensórios), que se reuniam para escutar Modern Jazz, Soul, Ska. A tendência de ter o cabelo rapada vem da idéia de tentar diferenciar-se dos hippies. Outra característica é a aceitação de jovens jamaicanos ao bando, que com isso trouxeram a influência da sua música (reggae). Por atitudes violentas racistas, sobretudo com os imigrantes asiáticos e paquistaneses, o movimento acabou transmitindo esta imagem que persiste até hoje.
No filme, aparace estas duas tendências. O que fica claro é que a vertente racista e violenta é quase um "sub movimento", não é compartilhado pela maioria. O personagem Combo mostra a faceta mais racista, tentando convencer aos demais que as más condições do país naquele momento se devia à invasão de imigrantes (sobretudo paquistases) que roubavam empregos dos locais e fazia com que estes se sujeitassem a aceitar ser recrutados para a Guerra das Malvinas, considerada por ele uma guerra de mentira.
O próprio diretor do filme Shane Meadows é um remanescente da segunda onda de Skinheads, mas carregado das idéias dos 60´s. Com o filme, desejava mostrar o retrato verídico deste momento que ele vivenciou. Destaco a interpretação de Thomas Turgoose (Shaun) que se apresentou para o casting do filme, meio sem querer e levou o papel.
O vídeo do casting dele assim como todos os detalhes do filme vocês podem ver na página oficial:
Um comentário:
Minhas duas paixões, comida e cinema!!! Adorei o blog. Sugestão da Fezoca e já adicionado a minha lista!
Abc Sill
Postar um comentário