13 de janeiro de 2008

Fresco ou congelado?


A escolha de comer peixe ou frutos do mar congelados ou frescos aqui na Espanha, se baseia no critério praticidade. Por incrível que pareça, os preços são bastante equivalentes. A opção pelo produto congelado muitas vezes pode perder em sabor, mas se ganha na rapidez do preparo.

Eu sou fã de comprar em mercado público, especialmente aqui, onde cada bairro tem o seu mercado ou mesmo suas lojas de bairro que fornecem produtos de boa qualidade e na sua maioria fresco. O problema das peixarias de bairro é que às vezes o peixe ou fruto do mar que buscamos, dependendo do horário não tem. No mercado, quase sempre se encontra. Os preços variam conforme a época.

No caso dos congelados, parece que cada vez mais, estão se aprimorando nas técnicas de congelamento que podemos obter qualquer fruto do mar ou peixe congelado preservando quase 100% seu sabor original. Aqui, faz mais de 20 anos, a cadeia de congelados "La Sirena", vem comercializando todos os tipos de peixes, frutos do mar, prontos para serem cozinhados, limpos e alguns tipos pré-cozidos.
Além disso, tem todos os tipos de verduras congeladas (desde brócolis, espinafre, até cebola picada, alho, ...), tem a linha de prato prontos (massas, pizzas, arrozes, sorvetes,...) e os pré-prontos (pães para assar, croquetes, pastéizinhos, verduras à milanesa, com tempurá, crepes, sopas,... até paella tem!).

Eu respondo: prefiro o fresco! Admito que ter esta opção de comprar o congelado também é um ótimo "quebra-galho".

Nenhum comentário: