24 de outubro de 2007

Semanas ausentes... mas gastronômicas

Pois é, depois da felicidade de receber amigos e familiares em casa, fica o vazio da casa cheia e o carinho das lembranças. Como não poderia ser diferente, os encontros sempre repletos de pratos deliciosos e cozinheiros cheios de boas intenções e habilidosos, compartilho hoje um pouco do que vou chamar: cozinha participativa!

Cozinhando e comendo Fideos Negros com Fê e Rafa (de visita por Barcelona) e Katita (25 de setembro de 2007). Essa fico devendo a receita para outra postagem.












Cozinhando em cozinhas estranhas. Vídeo filmado pela Letícia: eu e o Ítalo preparando uma massa com champignon em Budapest, com diversos auxiliares técnicos. (27 de setembro de 2007)
http://video.google.es/videoplay?docid=6825122709031436926&hl=es

Bacalhau com apoio técnico de Letícia (10 de outubro de 2007).
Basicamente, esta receita consiste na seguinte linha de montagem: escorrer o bacalhau, secar bem com papel toalha, passar na farina de trigo e fritar rapidamente no azeite de oliva. A partir daí, as variações acontecem:
-Numa forma, se coloca uma base de molho de tomate, logo o bacalhau e por fim uma maionese de alho (chamada aqui alioli). Com uma gema dura, uma mole e uma boa quantidade de alho, batendo com azeite, se faz esta pasta por cima do bacalhau e se gratina no forno.
-Simplesmente fritar uns filetes de alho, no azeite de oliva, com uma folha de louro. Quando dourar se adiciona umas 4 colheres de vinagre e paprika em pó. Finalmente é só jogar este molho por cima do bacalhau e servir.

Rogério, com o meu avental, fazendo "polenta de gringo". Para quem não sabe, é acompanhada de um molho de galinha, mas que não posso passar a receita porque é propriedade dele. Só posso dizer que é deliciosa! (09 de outubro de 2007)









Flavia, minha cunhada e cozinheira sofisticada, com o meu avental, fazendo um carreteiro para nós. Outro dia, passo uma receita da Flavia que fez sucesso por aqui: champignons recehados. (19 de outubro de 2007)












Paellando com o Ítalo... sairam 2 paellas, uma melhor que a outra. Estas são as fotos de uma delas.

2 comentários:

Leticia disse...

mUuUuUiTo gAsTrOnôMiCaS...
...quanta comilança, ou melhor, CAMILAnça!!!
...ficar na casa deste casal é melhor que ficar em hotel...tem café da manhã recheado de supresas...lanches típicos em lugares típicos...compras em mercados de bairro...cada mercado com sua especialidade...jantares banhados a vinhoto...
...o melhor é poder pedir o que se está afim de comer...e eles prepararem sem preguiça....ebaaaa...tá...mas tem que ajudar!!!!

Gastronomia e Cinema by Camila disse...

Falou e disse, Leti!
Obrigado pelo carinho de vcs. Em breve, postarei as aventuras nos mercados...