Na verdade terrine, em francês, é o nome dado a uma vasilha funda, geralmente de cerâmica, para assar uma espécie de patê. Portanto, a terrine pode ser de carne (original) ou de legumes, sempre servida na temperatura ambiente.
A receita vem deste meu livro de receitas básicas da cozinha francesa que eu amo. A original era terrine de poireaux au gouda (alho poró e queijo gouda, já fiz em outra ocasião e não sobrou para a foto de tão bom que estava!!!). A minha invenção ficou:
MINI TERRINE DE ABOBRINHA E CALABRESA
- 1 abobrinha pequena cortada em pequenos cubos
- 3 ovos
- 2 lingüiça calabresa defumada (das fininhas) cortadas bem pequenas
- 1/2 xícara de creme de leite
- Folhas de manjericão fresco
- Sal
- Pimenta
- Noz moscada
Pré aquecer o forno a 180ºC. Fritar a lingüiça até dourar, logo acrescentar a abobrinha e deixar dourar uns 5 minutos, sem deixar murchar muito. Bater os ovos com o creme de leite. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. Quando a abobrinha e a lingüiça estiverem mornos, juntar aos ovos e creme de leite, misturando bem. Acrescentar as folhas de manjericão cortadas em pedaços grandes. Colocar em forminhas untadas e assar até ficar firme e douradas (aproximadamente 25 minutos).
Rende 12 mini terrines.
PS: é muito semelhante, para não dizer que é o próprio recheio dos quiches. Já vi num outro blog amigo o famoso quiche sem crosta e esta receita está bem parecida.
Um comentário:
Gosto de culinaria francesa..uma das minhas preferidas sem duvida..
Postar um comentário