12 de outubro de 2009

Moqueca de camarão do meu cunhado


O John, meu cunhado, vivia dizendo que nunca aparecia no blog. A minha justificativa era a seguinte: só aparece quem cozinha. Então está aí a receita da moqueca dele, feita na panela de ferro porque não tenho de a panela de barro solicitada pelo chef, indicada pelas receitas de moqueca tradicionais.
Usamos camarão congelado pois aqui em Bento Gonçalves o peixe fresco é raro, quem dirá o camarão. Mesmo assim, ficou EXCELENTE!

Receita para 3 pessoas (é a que ele fez aqui em casa):
  • 1kg de camarão grande
  • 2 tomates maduros cortados em fatias
  • 1 cebola grande cortada em fatias
  • 1 pimentão vermelho médio cortado em fatias
  • 1 pimentão verde médio cortado em fatias
  • 1/2 vidro de azeite de dendê
  • 1 vidro pequeno de leite de côco
  • Sal
  • Pimenta preta
  • Pimenta vermelha cortada em tirinhas finas
  • Coentro fresco
  • Azeite de oliva
Primeiro, ele colocou umas gotas de azeite de oliva no fundo da panela, depois de uns segundos foi colocando as verduras em camadas, baixando o fogo. Quando elas começaram a perder água e a formar um molho, ele adicionou o azeite de dendê, alguns camarões para dar "gosto", temperou com sal e as pimentas. Depois do molho já formado, ele adicionou o leite de côco e logo os camarões, mexendo delicadamente. O coentro (ou cheiro verde) foi no final, para dar um gostinho todo especial e um toque verde.
Acompanhamos a moqueca com arroz branco, pirão feito com o molho e para beber um vinho tinto.

O Ítalo chegou quando estava quase pronto...

Valeu John!

Um comentário:

Leticia disse...

eu devia ter ido junto!!!!merd!!!