6 de junho de 2009

The Visitor (2008)

Fazia muito tempo que não falava em cinema. Já estava com saudades de ver um filme bom e ter o que comentar. Pois este foi um belo exemplo, quando terminou tanto eu como o Ítalo ficamos dizendo: mas que filme bom!!!

É história de um professor universitário, Walter, viúvo, que parece ter perdido a vontade de ensinar e escrever, buscando na música clássica (piano), uma alternativa para preencher o vazio de sua existência. A pedido de sua universidade, tem que ir a New York para uma conferência, falando de políticas internacionais. Chegando no seu apartamento encontra um casal de "hóspedes", um sírio e sua namorada senegalesa. Ao que tudo indica, o casal foi enganado pela administradora do apartamento do professor, habitando um apartamento que tinha dono.

O que é mais interessante é que Walter permite que eles continuem compartilhando o apartamento durante sua estância na cidade. Mas o que leva ele a tomar esta decisão?

Será que este homem se sentia só e não se dava conta?

O que ele ganha com esta convivência?

Bem, além da companhia, no início um pouco áspera, surgiu uma cumplicidade muito grande. A diversidade cultural foi um elemento de aproximação, principalmente pela música de Tarek, o sírio, que despertou em Walter um grande interesse.

O tema da imigração ilegal está muito presente, algo que não há como fugir no contexto americano e europeu. As injustiças são revoltantes e neste filme, o sentimento de impotência também revolta.

Preciso dizer que recomendo?

4 comentários:

Anônimo disse...

Una peli muy buena, pero triste.
Te deja un sabor agridulce... dulce por la solidaridad y la empatia de este hombre con una vida tan gris, tan aburrida hasta que conoce a la pareja. Y agria por lo complicado que es para muchas personas vivir donce quieren, personas honrradas, trabajadoras que solo buscan una vida mejor o simplemente diferente a la que tienen.

Actitudes como la de Walter hacen sentir que las cosas pueden canviarse, que pequeñas contribuciones pueden hacer que las cosas sean un poco mejores.

Aunque el final no sean NADA feliz.

Anabel

Anônimo disse...

Error: canviarse no CAMBIARSE.

El catalán va haciendo mella en mi.

Anabel

Naná disse...

parabéns camila maravilhosa receita!!fica show de bola.

Larissa disse...

Seguindo a dica, como te falei no chat, fui ver o filme, e concordo com a tua amiga acima. Surpreendeu-me, porém, que um filme americano nao termine em happy end. Mesmo triste, vale a pena assisir.