7 de janeiro de 2009

Gomorra (2008)

Inspirado no best seller de Roberto Saviano, o filme mostra como nenhum outro toda a sujeira que envolve a máfia napolitana Camorra. O autor do livro, depois de vender milhões de cópias, agora vive com escolta e sob ameaça dos chefões do sistema que emaranha o dia a dia de uma região de Nápoles onde a polícia não entra. Não li o livro, mas o diretor Matteo Garrone se dedicou meses a fio na dinâmica da vida neste local para retratar no cinema o que acontece lá. A ausência de uma trilha sonora é justificada pelo diretor por não existir nada que consiga sonorizar o que eles ouvem no dia a dia, além dos tiros, a música neomelódica (brega tipo dance) e as gritarias.
Olha, qualquer semelhança com as nossas redes de narcotraficantes não é mera coicidência. Acredito que houve inspiração até no modo de recrutar meninos para serem camelos, na hierarquia, na luta pelo território que é de todos, mas que eles acham que é deles.
Uma visão da Itália que acho que nenhum italiano deve gostar de ver no cinema, assim como nós brasileiros não gostamos de ver as favelas do Rio na tela como em Tropa de Elite e cia ltda. Ali se vê muita desigualdade, coisa que acho que nenhum diretor tinha conseguido retratar com tanta precisão de detalhes.
Recomendo e ainda está em cartaz no Brasil. Sim, já estou no Brasil, assistindo cinema de qualidade

Nenhum comentário: