Mais uma filme tratando da temática das tentativas deseperadas de buscar uma vida melhor em outro país. Neste caso, a história está ambientada na fronteira com o Canadá e surge um elemento diferente dos demais filmes, o preconceito com a cultura Mohawk, típicos "índios" da região do Lago Ontário (Canadá).
Ray é uma mãe de dois filhos que tenta dar conforto a sua família, tendo como dificultador o abandono recente do marido e problemas econômicos. Neste contexto que Ray conhece a Lila, uma mohawk que lhe coloca numa cilada que acaba se tornando uma maneira de ganhar dinheiro fácil: transportar imigrantes ilegais. O plano consiste em trazer no porta malas do carro imigrantes, agenciados por uma máfia, do Canadá para os EUA, de madrugada, passado por um lago congelado.
A tensão que o filme passa é imensa, tanto do ponto de vista humano, pelo drama do fenômeno imigratório, como pela situação que estas duas mulheres tão diferentes e tão desesperadas se colocam para seguir a vida.
A atriz Melissa Leo, que interpreta a Ray, foi indicada ao Oscar de melhor atriz (não que considere grande referencial de qualidade, mas é um indicador). O filme ganhou prêmio Jurado do Festival de Sundance, foi indicado a outros festivais como o de San Sebastian.
Por ser cinema independente, até que este filme chegou rápido nas locadoras do Brasil.
Está dado o recado e a indicação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário