18 de setembro de 2010

Crème brûlée

Finalmente conseguirei postar esta receita que amo demais. Tentei fazer outras vezes, mas desta vez eu e a Samanta (minha irmã) acertamos em cheio. É muito mais fácil do que eu imaginava. Altamente recomendada!!!!

A receita retirei do livro "
Les basiques de la cuisine française" de Camille le Foll que comprei em Paris (saudade de comprar livros em viagens...).

Receita para 6 pessoas:
  • 2 ovos inteiros
  • 8 gemas de ovo
  • 160g de açúcar
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 600g de creme de leite
  • açúcar confeiteiro para caramelizar (eles pedem açúcar mascavo)
Modo de fazer:
Pré-aquecer o forno à 130ºC. Misturar os ovos inteiros, as gemas, o açúcar e a baunilha delicadamente com um garfo ou com um batedor de inox. Juntar o creme de leite aos poucos. O importante é que esteja tudo bem homogêneo.

Colocar a mistura em pratinhos de sobremesa individuais que possam ir ao forno, cobrindo com papel alumínio. Assar em banho maria por 40 minutos. Deixar esfriar e colocar na geladeira. O ideal é fazer de um dia para o outro.

Para caramelizar, colocar o açúcar por cima e utilizar o mini-maçarico para queimar o açúcar (ver vídeo). Também se pode fazer no grill do forno.

Adicionar vídeo*Eu adoro bater a colher no crocante de açúcar que fica por cima, como fazia a Amèlie Poulin.

5 comentários:

Anônimo disse...

Humm que delícia. Fizeste com o mini-maçarico que eu levei de BCN?bjs

Gastronomia e Cinema by Camila disse...

Simmmmmmmmmmmmmm!!! Eu amo aquele mini-maçarico. É muito bom.
beijo

Gastronomia e Cinema by Camila disse...

Simmmmmmmmmmmmmm!!! Eu amo aquele mini-maçarico. É muito bom.
beijo

Bia Freitag disse...

Olá Camila! Eu também amo Créme Brullée! Tente experimentar a receita do Le Vin, um bistrô aqui de São Paulo. Segue o link do meu blog:
http://desafiosgastronomicos.blogspot.com/2010/09/desafio-preparar-o-creme-brulle-igual.html
O modo de preparo é um pouco diferente do seu... vou experimentar a sua receita da próxima vez!
abraço, Bia Freitag

Orangotango disse...

OLá,
Obrigada pela receta! Adoro e vou testar!!!!
depois volto pra contar como ficou...
beijos,
Adorei o blog.
volto mais,
Orangotango